Alberto Valle*
O blog é um dos principais elementos de qualquer estratégia de promoção online. Criar um blog pessoal para sua estratégia de marketing pessoal nas redes sociais é uma maneira fácil de deixar públicos seus pensamentos, ideias, opiniões e conhecimentos, e melhor, você pode fazer isso sem nenhum conhecimento de programação, nem mesmo HTML. O blog é o lugar ideal para colocar seus pontos de vista e interagir com os usuários, fortalecendo assim sua imagem e ampliando se network profissional.
Atualmente, qualquer um pode ter um blog, bastando para isso criar uma conta em uma plataforma de blogging livre como WordPress ou Blogger, configurar o blog e começar a escrever seus artigos. Em função da importância do blog no marketing pessoal, você pode optar por uma solução mais profissional, e eu recomendo isso, pode partir para a aquisição de um domínio próprio e instalação do WordPress. Os recursos nesse caso são ainda maiores e o domínio próprio dá um ar bem mais profissional à iniciativa.
O blog representará seu conhecimento e funcionará como hub de toda sua atividade nas redes sociais. É no blog que você plantará as sementes dos seus relacionamentos. Em uma estratégia de marketing pessoal e redes sociais, você precisa ter um ponto centralizador das ações e esse ponto é o seu blog. É nele que você mostra o seu conhecimento e compartilha suas realizações. Uma verdadeira vitrine pessoal.
O conteúdo do seu blog pessoal.
A questão de conteúdo não é problema justificável para não criar um blog pessoal para incorporá-lo ao seu plano de marketing pessoal na internet.
- Se você está procurando um emprego, pode escrever sobre os problemas da sua área de trabalho e demonstrar que entende o seu segmento e que o empregador pode estar diante de um colaborador em potencial;
- Se você é um consultor, você pode escrever seus pensamentos, trabalhos e pesquisas sobre o seu segmento de atuação;
- Se você é um artista, você pode criar um portfolio online, publicar fotos de seu trabalho no blog, detalhar projetos e outras formas de divulgação das suas realizações;
- Se você é empresário, pode colocar em seu blog a missão e valores da sua empresa, assim como explicações sobre o segmento e perspectivas.
O sentido do blog no marketing pessoal.
Um plano de marketing pessoal na internet passa obrigatoriamente pela exposição pessoal para que recrutadores, clientes e parceiros comerciais em potencial, possam conhecer você mais profundamente. O blog é a ferramenta mais indicada para alcançar este objetivo.
Além de tudo que já foi dito em termos de criação de relacionamentos, é o blog que irá dar a você exposição nas páginas de respostas de pesquisas realizadas no Google, por exemplo. O marketing pessoal no Google é uma importante ferramenta para divulgação da sua marca pessoal, e o blog é a melhor ferramenta para isso.
Por isso, quando estiver planejando a criação da sua marca pessoal online, não se esqueça da importância do blog no marketing pessoal, pois ele é o principal alicerce de todas as outras ações.
* VALLE, Alberto. Importância do blog no marketing pessoal. Marketing Pessoal .Net.Br, 02 fev. 2014. Disponível em: <http://www.marketingpessoal.net.br/importancia-blog-marketing-pessoal/>. Acesso em: 13 maio 2014.