Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
PORTFOLIO - BLESSED E-Book

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Plano de Marketing Pessoal na Internet*

Alberto Valle*

A elaboração de um plano de marketing pessoal na internet é o primeiro passo para a criação de uma presença digital eficiente e de alto retorno. Como em qualquer área do marketing digital, uma estratégia de marketing pessoal deve ser precedida de um planejamento estratégico detalhado para que você não se perca em suas ações e consiga extrair o máximo dos recursos envolvidos.

Ao detalhar em mínimos detalhes seu plano de marketing pessoal na internet você consegue criar uma sinergia entre as ações e com isso aumenta de forma significativa a eficácia dos meios utilizados. As ações de marketing online têm a característica de emprestarem força umas às outras, o que exige que seja feito um planejamento, tanto no que diz respeito aos meios que serão utilizados, quanto no cronograma das ações.

Detalhamento é essencial em um plano de marketing pessoal na internet.

Mesmo não sendo um expert em marketing digital, existem algumas providências que você pode tomar. Abaixo colocamos alguns exemplos:
  • Um plano de marketing pessoal na internet deve ser objetivo;
  • Defina de forma bem clara quais são os seus objetivos;
  • Identifique o público-alvo das suas ações;
  • Liste todos os canais que você pretende usar;
  • Defina qual será a frequência de suas ações de marketing pessoal;
  • Tenha muita disciplina.
Não adianta de nada você criar um blog pessoal e perfis nas redes sociais e sair postando sem o menor critério ou frequência. Isso enfraquece o seu plano de marketing pessoal online. Questões sensíveis ao marketing digital, como o marketing de busca, por exemplo, exigem coordenação. O conteúdo publicado em seu blog pessoal é seriamente afetado no posicionamento nas páginas de respostas do Google, por algumas ações nas mídias sociais.

Um dos principais obstáculos para a criação de uma estrutura de marketing pessoal online está na tão alegada falta de tempo. Pois é, se você não planejar os passos do seu projeto de Personal Branding Online, aí é que vai faltar tempo mesmo.

Comece seu plano de marketing pessoal online pelas bases.

Uma boa ideia é definir inicialmente qual será a base da sua estratégia. Um blog pessoal, artigos publicados em outros blogs, sites ou redes sociais podem ser o hub das suas ações. A partir dessa base, passe para a etapa de complementação e propagação da mensagem. Não se esqueça de listar também as possíveis ações para divulgação desse trabalho no mundo off-line também. Tudo deve estar integrado dentro de um plano global de marketing pessoal.

Sem um plano de marketing pessoal na internet, você corre o risco de ver seus esforços se perderem por falta de organização, ou então, ficar desanimado pela falta de tempo ou ausência de resultados.

* VALLE, Alberto. Plano de marketing pessoal na internet. Marketing Pessoal .Net.Br, 26 jan. 2014. Disponível em: <http://www.marketingpessoal.net.br/plano-marketing-pessoal-internet/>. Acesso em: 13 maio 2014.
PARCEIROS DO BLOG

DanielJaremenkoGO's Parceiros do Blog album on Photobucket

ANUNCIE AQUI!
(62) 8403-2477 |
Skype: monica.jaremenko
blessed.bonsnegocios@gmail.com
Missão:
Atender às demandas dos clientes na criação e gestão de redes sociais, com ética, dedicação e transparência, prestando serviço de alta qualidade, sendo facilitador da comunicação entre clientes e leitores de redes sociais.
Princípios:
Princípios cristãos.
Visão:
Clientes e leitores de redes sociais satisfeitos e bem informados.