Alberto Valle*
A utilização do marketing pessoal no Twitter é fundamental para qualquer plano de marketing pessoal nas redes sociais já que é uma das mídias sociais mais usadas no mundo inteiro. Porém, criar uma marca pessoal no Twitter, não significa apenas criar um perfil e sair postando qualquer coisa. Como tudo no marketing digital, é necessário traçar um plano de ação para essa mídia específica.
O objetivo de criar uma estratégia de marketing pessoal no Twitter é alinhar esta ferramenta com as outras redes sociais como elementos essenciais de uma presença pessoal sólida na internet como o Blog Pessoal, LinkedIn e Facebook.
Por que ter uma estratégia de marketing pessoal no Twitter?
O Twitter é uma das redes sociais de maior crescimento e alcance no mudo e só por isso já mereceria um lugar em seu marketing pessoal na Internet, mas esse não é o ponto. O fator mais importante para a incorporação do Twitter à sua presença digital é a velocidade e penetração que essa rede tem no mundo digital. Em uma estratégia de marketing pessoal digital, o Twitter funciona como um verdadeiro porta voz das suas atividades, tanto no mundo físico quanto no mundo virtual.
Agregando o Twitter às suas ferramentas de Personal Branding nas redes sociais, você conseguirá criar um canal ágil, rápido e de grande alcance para divulgação, por exemplo, dos artigos publicados em seu blog pessoal. Essa inclusive é uma estratégia clássica de marketing nas mídias sociais.
Para que essa estratégia tenha sucesso, é necessário determinar alguns parâmetros iniciais, diretrizes para estruturar seu marketing pessoal no Twitter. Vejamos algumas:
- Qual será o conteúdo publicado em sua conta no Twitter?
- Qual será a constância de atualização?
- Que meios você possui para fazer essas atualizações?
- De que forma você conquistará uma base de seguidores sólida?
- Qual será sua linha de interação com estes usuários?
- Como será feita a integração do Twitter às suas outras redes sociais?
Conheça as ferramentas do Twitter antes de começar a usar.
Como em qualquer rede social utilizada no marketing pessoal, no caso do Twitter é importante que você conheça a ferramenta antes de qualquer outra coisa. O microblog tem características e rituais próprios que o diferencia de outras redes sociais. O #Hashtag, Retweets e Follow Friday são algumas das ferramentas e rituais do Twitter que você precisa dominar para criar uma presença agradável, proveitosa e interativa nesse canal.
E você? Já tem sua estratégia de marketing pessoal no Twitter?
* VALLE, Alberto. Marketing Pessoal no Twitter. Marketing Pessoal .Net.Br, 24 ago. 2012. Disponível em: <http://www.marketingpessoal.net.br/marketing-pessoal-no-twitter/>. Acesso em: 13 maio 2014.